No chat online, boa comunicação é tudo!

A foto está ótima, o perfil também – mas na hora do chat parece que nada flui direito. Será que você está recebendo e transmitindo bem as mensagens ou está “vivendo em um filme”? Confira algumas dicas para se comunicar melhor nos sites de relacionamento e assegurar-se de que isso não aconteça.

Desilusão é algo que rola com frequência no mundo dos relacionamentos online. Confusão também. Isso acontece geralmente por conta do desacerto na comunicação. Um lado tem certeza de que o outro disse isso, o outro acredita ter sido muito claro ao escrever aquilo – e a sensação é de que o papo não aconteceu em português, mas em alguma outra língua do planeta.

Por que isso acontece? Pelo simples fato de que “pintamos” as palavras do outro com nossas emoções. Por vezes estamos tão empolgados ou, ao contrário, ressabiados, que acabamos lendo algo que não está escrito. Melhor dizendo, “interpretamos” o conteúdo com tanta pressa que não nos permitimos entender o que está escrito. Se estamos em um momento positivo, o outro lado diz “talvez nos vejamos” e, em nossa cabeça, só falta agora marcar a data. Se estamos inseguros, lemos a mesma mensagem e entendemos que o outro não nos quer. A isso a gente chama “viver em um filme”, ou seja, criando um roteiro fora da realidade.

O que fazer? Só há uma saída: atentar ao conteúdo da mensagem sem interpretações e, em alguns casos (como nos chats dos sites de relacionamento), simplesmente pedir: “Por favor, me explique melhor. Não sei se entendi o que você quis dizer”.

Abaixo, veja outras dicas para você deixar de falar e ler “grego” e começar a se comunicar com mais eficiência.

boa comuniacao e tudo

Clareza é a alma do negócio

Escrever não é coisa fácil e nem todo mundo consegue ser objetivo. Isso só piora quando tentamos ser rebuscados em nossos textos. Há quem acredite que isso ainda possa causar uma impressão melhor de nós mesmos. É um engano. Esses são tempos de objetividade e clareza (claro que sempre com respeito). Assim, não enrole. Seja conciso!

Leia, mas pule a interpretação do texto

Comunicação pode ser uma coisa complicada, já que entre o que o outro escreve e aquilo que eu leio há um enorme espaço. Nele nos perdemos, analisamos, interpretamos, criticamos, aceitamos, nos recusamos etc. O que fazer? Ler com objetividade, sem inventar significados.

Não “viaje na maionese” 

Quer um exemplo bobinho? No perfil que te interessou está escrito que “um grande amor pode me fazer mudar de cidade”. Isso não quer dizer que: para namorar você ele ou ela toparia vir morar na sua cidade; se ele se apaixonar ele certamente mudará de cidade; ele deixou claro que não vê problemas em se relacionar com alguém que não é da mesma cidade etc.

Escreva na medida certa 

Quando duas pessoas pouco se conhecem, escrever muito pode incomodar, escrever pouco também. O primeiro perturba e torna a conversa chata; o segundo faz com que seu interlocutor pense que você não está a fim de conversar. Fique atento para entender o astral do outro lado do chat.

Cuidado com o que escreve

Escrever exige calma e, por isso, releia seu texto antes de enviar. Tenha cuidado com o que registra ou revela. Leia duas vezes a mensagem que recebeu antes de responder.

Tire suas dúvidas

Caso esteja em dúvida sobre algo, não responda imediatamente. Leia a mensagem mais uma vez ou simplesmente escreva que não a entendeu.

Para resumir a “novela”, tenha sempre em mente, na hora de se comunicar com pessoas por meio dos bons sites de relacionamento como os listados em Top10SitesDeRelacionamento, as seguintes qualidades: cordialidade, simplicidade, tolerância e respeito. Com elas, você entenderá e será entendido. Esse já é meio caminho andado em direção à conquista de seu novo amor.

Top 3 Sites de Namoro